Vila Nova de Milfontes era uma pequena vila piscatória e como sede de concelho nunca foi um polo atrativo (no ano de 1801 tinha apenas 1559 habitantes), perdendo esse título em 1836 quando foi integrado no concelho do Cercal e Posteriormente (1855) no de Odemira ao qual ainda hoje pertence.
Esta localidade está ligada ao grande feito da aviação portuguesa, que foi a primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, realizada por Brito Paes e Sarmento Beires. Foi a 7 de abril de 1924 que os pilotos partiram do campo dos Coitos, junto a Milfontes, rumo ao Oriente. Em homenagem aos aviadores e ao seu feito histórico, foi erguido na Largo da Barbacã, junto ao forte de São Clemente, um monumento que recorda a heroica viagem.
…
A natureza concedeu ao rio Mira o dom do encanto, da beleza e da autenticidade. Percorrê-lo é emergir num amplo caudal de história, cultura e tradição. Outrora foi um importante recurso ao serviço das transações comerciais. O seu peixe, fresco e saboroso, serviu de suporte à dieta alimentar da população local. No antes e no agora, as suas margens são preenchidas com maravilhosos cenários ligados à agricultura e pastorícia. Desfrutamo-lo hoje numa vertente mais lúdica e de lazer.